Acreditem se quiserem, mas a Gafisa repetiu a dose mais uma vez com barulho na noite/madrugada de quinta para sexta (14 para 15/6/2012). De novo, o problema foi a empresa resolver socar no Smart Perdizes três caminhões de uma vez, dois de blocos e um de carga, num período que convencionei chamar de "hora do bom-senso". É o período entre 22h, quando acaba o rodízio de caminhões, e 0h30, para que os vizinhos possam dormir quase 7h. Afinal, a barulheira matutina começa por volta de 7h15, 7h30. Desta vez, a festinha acabou "mais cedo", por volta de 2h - de quarta para quinta, tinha sido perto de 3h.
Além do arremesso de blocos "regular", a Gafisa acrescentou um detalhe mais irritante à barulheira noturna, que, diga-se de passagem, viola a lei do silêncio, que prevê redução de ruídos após 22h: espancamento de ferros. Ouçam as amostras:
Até na saída os caminhões fazem barulho, incomodando os vizinhos. Reparem, no segundo vídeo aqui embaixo, a batucada que o caminhão faz ao descer a ladeira da Rua Paris. Chega a ser assustador.
O cúmulo do absurdo e da surreal desorganização da Gafisa, porém,apareceu no final. Em todos os vídeos, é possível ver um caçambão vazio para entulhos na entrada da obra. Ele está assim, vazio, há mais de uma semana. E o que leva na caçamba o último caminhão a sair da obra, já por volta de 2h? ENTULHO METÁLICO! Por que diabos a empresa tem um caçambão VAZIO, repito, VAZIO na porta se precisa chamar um caminhão e promover um show de heavy metal na madrugada para retirar entulho da obra? Vejam a saída do dito caminhão abaixo:
Esse foi mais um dos absurdos de desorganização da Gafisa, além de falta de controle total sobre suas terceirizadas. Quem cuida da obra deve estar dormindo confortavelmente durante a madrugada, não é? Afinal, tem um dia cheio de trabalho pela frente. Já os vizinhos, esses chatos, não têm mais o que fazer além de reclamar de um "barulhinho" na madrugada, certo? A paciência realmente acabou.
Bem, nobres leitores do blog. O Smart Perdizes da Gafisa não parece ter gostado muito da comparação de seu barulho matutino a um show de calouros feita na semana passada neste espaço. Hoje os operários começaram a marretar metais por volta de 7h10. Isso não os impediu, claro, de reduzir o barulho antes de 10h, o que me faz sempre questionar a real necessidade de iniciar tão cedo o espancamento de materiais.
Para completar, o responsável (?) pela organização (?) das entregas noturnas parece ter se empolgado demais com seu trabalho. Socou três caminhões para descarga após 22h, limite do rodízio. Dois deles cheios de blocos. O primeiro saiu da obra, infelizmente contrariando a expectativa do empolgado responsável, por volta de 1h25. Ou descarregou ou carregou algo de metal, pelo barulho que fez. Deixou a obra levando na caçamba umas estruturas esquisitas. O primeiro caminhão de blocos, e segundo da noite, entrou no Smart Perdizes por volta de 1h40. Apesar de serem blocos, os trabalhadores se esforçam para descarregar rápido, o que provoca mais barulho do que deveria. Para piorar, falavam alto - embora esse não tenha sido o principal problema. O caminhão saiu às 2h10, e o outro entrou um pouco mais rápido, antes de 2h15. E saiu 2h55, com devido barulho.
Vamos ver se o despertar relaxante com marretadas será mantido às 7h10. Por enquanto, apenas 4h de sono garantidas. Parabéns, Smart Perdizes.