sábado, 27 de agosto de 2011

Jogando ferros no chão às 4h10 de sábado (27/8)`- NOVO RECORDE!


Enquanto escrevo este texto, às 4h10 de sábado (27/8/2011), um caminhão a serviço da construtora Gafisa descarrega ruidosamente ferros na obra do Smart Perdizes, com entrada pela Rua Paris, em Perdizes, São Paulo/SP. Tinha ido dormir há 2h, receoso mas tentando crer que não fariam barulho hoje, já que não havia caminhões no local após 23h. Ledo engano. O veículo chegou 3h35, um novo recorde negativo no que toca a ruídos dessa obra incomodando a vizinhança. O tradicional argumento da "lei do Kassab" que impede caminhões de circularem no centro expandido da capital até 21h/22h cai por terra. Afinal, quem levaria mais de 5h para carregar e chegar a seu destino na capital?

Os operários têm noção do barulho que fazem. Ao perceberem a filmagem, começam a reclamar, dizendo que a descarga teria de ser feita pela manhã. Concordo, o ideal era o veículo pernoitar na obra e descarregar cedo. Afinal, logo após 7h, a obra começa seu ritmo normal e "oficial", dando pouco tempo para essa tal coisa de dormir. Infelizmente, os trabalhadores também se irritam e comentam em voz alta impropérios como "não tem mais o que fazer", referindo-se a este que escreve. Sim, tenho, e dormir é o primeiro item da lista.

A cada dia, a obra parece menos sensível aos moradores em seu entorno. Se é preciso um consenso entre a necessidade de descarga de materiais e a restrição aos caminhões, ele fica distante com atitudes como fazer barulho às 4h, que passam a quem se incomoda a sensação de total pouco-caso com a lei do silêncio.

Um comentário: