quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Smart Perdizes da Gafisa é isso aí: barulho, desorganização e ofensa ao vizinho (DENÚNCIA GRAVE)





"Velho bicha! Vai dormir, velho bicha!" Essa é a cara da obra do Smart Perdizes da Gafisa, ou ao menos a cara que quem não consegue dormir com os sucessivos barulhos provocados pela descarga de brita a partir de 1h tem da empresa. Ontem a Gafisa e suas terceirizadas bateram o recorde, não de horário - afinal, já fizeram descargas de material e troca de caçambão às 4h -, mas de desrespeito aos vizinhos. Foram nada menos do que cinco caminhões fazendo barulho, um atrás do outro, com intervalos de alguns minutos, entre 1h e 3h30. Quatro de brita, que quando despejada cria uma onda sonora difícil de ser ignorada, um de troca de caçambas. Mas a cara-de-pau do funcionário da terceirizada Pedrasil, que ia embora no último caminhão, foi o pior dos barulhos da noite.

Curiosamente, no início das descargas os trabalhadores pareciam confiantes de que nada lhes ocorreria, pois davam risadas ao terem suas atividades filmadas. Contudo, foram perdendo a paciência com a revelação do barulho violando a lei do silêncio e passaram a tentar ofuscar a câmera com uma lanterna, como já ocorrera em outras noites. Foi justamente por causa da lanterna que deduzi que, em vez de fazerem uma viagem e descarga com todos os caminhões de uma vez, a empresa a serviço da Gafisa ia e voltava. Indício: a pessoa com a lanterna apareceu em mais de um caminhão, sendo que, na última viagem até o momento, disparou a ofensa.

Apesar do gesto ridículo e revelador da falta de educação geral, reforço que minha crítica não é aos trabalhadores, que têm contas a pagar, família a sustentar e provavelmente não devem ter brigado para trabalhar de madrugada. Mas a ofensa, partindo de quem tem conhecimento de que está incomodando os vizinhos e violando a lei do silêncio, não se justifica.

Chegamos ao fim do túnel na relação com a Gafisa. Será que a luz será a da locomotiva?

PS: Registrei todas as chegadas e saídas de caminhões na madrugada, mas o fato citado acima foi tão impactante que resolvi postá-lo em separado. Completo a galeria de vídeos nas próximas horas, ok?
PS2: O link anterior estava errado;tratava-se de momento anterior à ofensa. Já foi corrigido

Nenhum comentário:

Postar um comentário