segunda-feira, 5 de março de 2012

Campeonato de arremesso de ferros às 7h45 de domingo


Salvo em uma ocasião - a absurda trapalhada que levou um caminhão que chegou antes de 13h a querer jogar ferros após 23h e foi coibida pela polícia -, o Smart Perdizes da Gafisa não fazia barulhos aos domingos. Para quem é acordado antes de 7h de segunda a sábado e tem de brigar por silêncio em muitas das noites e madrugadas da semana, é um alívio ter um diazinho para dormir sem sobressaltos.

Não foi o que aconteceu no último domingo. Fui despertado por barulhos altos de ferro vindos da obra. Ao olhar pela janela, vi a cena surreal. O caminhão parado, motor ligado, e os operários, um a um, arremessando pedaços de ferro na boleia a uma boa distância, provocando bastante barulho. Após algum tempo, eles foram chamados pelo rádio. Aí a situação ficou ainda mais surreal: só depois disso um dos trabalhadores subiu na boleia e os outros dois passaram a colocar, e não mais arremessar, os pedaços de ferro para que o terceiro arrumasse. E o ruído se reduziu. Algum tempo depois, o caminhão foi embora. Ora, por que exatamente não fizeram isso antes? Dá mais trabalho e leva mais tempo? Pode ser, mas poupa o sono dos vizinhos e uma série de reclamações.

Vendo o episódio, tive mais certeza de que o principal problema da Gafisa não é o rodízio de caminhões, e sim a falta de bom-senso. Eis algumas coisas que poderiam atenuar o problema com os vizinhos:

1) Aproveitar mais os sábados para entregas - afinal, nesse dia o rodízio acaba às 14h, não às 22h;
2) Quando forem feitas entregas à noite, aumentar o número de operários, não para arremessarem tudo mais rápido, mas para poderem carregar ou descarregar silenciosamente e, quem sabe, com a mesma velocidade. Não é impossível;
3) Orientar os funcionários a não gritarem nem assoviarem, ouvirem música ou chutarem ferros à noite. Conversas podem ser mantidas a curta distância, não a 30 metros;
4) É realmente necessário ligar o caminhão e assim deixá-lo 15, 20 minutos antes de ir embora? Além de fazer barulho desnecessário, ainda enche o ar de fumaça;
5) Ainda no quesito caminhão, seria legal que, tomando o cuidado de não ter NINGUÉM atrás do veículo, reduzir o volume ou desligar o alarme de ré nas noites de descarga;
6) Ainda no quesito caminhão (de novo), seria ainda mais legal estar com as pastilhas de freio deles em dia. Barulho de disco sendo riscado na freada é bem alto;
7) Trocas de caçambas e, principalmente, de caçambões, são dos serviços mais barulhentos da obra. Devem ser feitas o mais cedo possível e nunca após 3h, 4h como já ocorreu mais de uma vez;
8) O mesmo vale para cargas/descargas de ferro;
9) Quando se fala em a obra começar pela manhã às 7h, não quer dizer deixar os operários subirem e começarem a mexer em ferros e martelos, a gritar, ouvir música etc às 6h30 e só começarem o barulho pesado às 7h. Quer dizer pedir aos operários que subam às 7h e só então comecem a fazer barulho. É desses 15 minutos ou mais que falei em post anterior. Não é o que tem ocorrido. Pode não parecer, mas até o elevador de passageiros incomoda bastante;
10) Nunca, em nenhuma ocasião, fazer barulho aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário